John Logan

Logan nasceu no dia 24 de setembro de 1961 em San Diego, Califórnia. Seus pais imigraram da Irlanda do Norte para os Estados Unidos através do Canadá. É o filho mais novo, tendo um irmão e uma irmã mais velhos. Logan cresceu na Califórnia e New Jersey antes de se mudar para Chicago e estudar na Universidade Northwestern, se formando em 1983.

John Logan iniciou sua carreira de dramaturgo em 1985, quando escreveu sua primeira peça Never The Sinner, em sua cidade natal Chicago (EUA); cinco anos depois, ela foi montada no West End londrino e, em 1998, em Nova York. Após escrever outros textos para o teatro, como Hauptmann e Riverview, um melodrama musical, migrou para o roteiro audiovisual em 1996.

 

Com uma carreira muito bem-sucedida no cinema, foi responsável por roteiros de filmes como Um Domingo Qualquer, dirigido por Oliver Stone, O Gladiador, de Ridley Scott, O Último Samurai, de Edward Zwick, Sweeney Todd, de Tim Burton, e O Aviador, de Martin Scorcse, parceria que se repetiu com A Invenção de Hugo Cabret, que lhe rendeu sua terceira indicação ao Oscar de melho roteiro.

 

Em Londres para as filmagens de Sweeney Todd, do qual foi também produtor, conheceu os famosos                            de Rothko, expostos na Tate Gallery. Fascinado pela pequena explicação que acompanhava as obras, pesquisou durante um ano a vida, as referências e o legado de Mark Rothko. Foi assim que voltou às suas origens no teatro e criou Vermelho (Red), estreando em dezembro de 2009 no teatro The Donmar Warehouse, em Londres com Alfred Molina no papel de Rothko e Eddie Redmayne, como Ken. Em março de 2010, a peça foi montada com o mesmo elenco na Broadway, em Nova York com maravilhosa repercussão, ganhando cinco prêmios Tony, incluindo melhor espetáculo.

 

Talentoso e versátil, Logan escreveu recentemente os últimos roteiros da série 007, Skyfall e Spectre, além da série de terror Penny Dreadful para o canal HBO dirigidos por Sam Mendes.

de John Logan